Cultura de inovação: por onde começar a desenvolver esse conceito?

Você não vive o hoje, mas a expectativa do amanhã. É um princípio da gestão de excelência e esse conceito pode ser mais enfático quando a empresa adota uma cultura de inovação. Essa busca deve ser um norte para qualquer gestor que tenha sede de competitividade e liderança de mercado. Assim, deve ser implementada com muita inteligência e perspicácia.

Neste artigo, aprenderemos esse conceito e saberemos como iniciar essa ideia. É mais simples do que parece. Basta buscarmos um novo mindset para a nossa equipe e fazê-la respirar inovação. Acompanhe!

O que é cultura de inovação?

Inovação não é necessariamente tecnologia, mas algo que transforma uma coisa que já exista em algo mais funcional, eficiente, econômico ou atrativo. Ou seja, trata-se de uma melhoria em um produto ou serviço. Vale ressaltar que esse espírito inovador deve respeitar um propósito e ser responsável com as contas empresariais. Então, não é gasto, mas um investimento que se torna inteligente quando focado em aprimorar o negócio.

Por que desenvolvê-la no ambiente empresarial?

O gestor de negócios deve ser o principal entusiasta da cultura de inovação, que transforma o ambiente empresarial e favorece o empreendedorismo, trazendo evolução e aprimoramento constante. Em um ambiente cercado de incertezas e mudanças contínuas, aderir à inovação é praticamente uma obrigação para quem deseja conquistar o mercado e se antecipar às alterações mais profundas no andamento de um negócio.

Como iniciar uma cultura de inovação?

Ela não se restringe a uma ação administrativa. Na verdade, trata-se de uma mudança de pensamento e forma de trabalho. Veja, agora, as principais ações para começar.

Inicie pela liderança

Como é uma mudança mais profunda, exige que os líderes sejam representantes da ideia antes da consolidação. Eles deverão reformular a tomada de decisão com base em novas tecnologias, otimização de rotinas e outros aspectos. É preciso despertar um perfil inovador nesse profissional, para que ele tenha base para repassar isso para a equipe.

Soluções digitais representam um exemplo claro de inovação, não só no sentido tecnológico, mas como base de gestão. O Business Intelligence, por exemplo, representa uma ferramenta inovadora para auxiliar líderes a tomarem decisões mais sábias e embasadas, por meio de análises preditivas.

Incentive a cultura em outros setores

A partir disso, você poderá começar a trabalhar essa cultura nos demais setores da empresa. Basicamente, a cultura de inovação será enraizada quando todos compreenderem a necessidade de:

  • mudança contínua para melhor;
  • modernização de produtos e serviços;
  • aperfeiçoamento de processos.

Transforme erros em oportunidades de inovação

Você não precisa tratar erros como problemas graves. Na verdade, essa cultura tem a função de transformar erros em oportunidades de inovação. Então, o líder só precisa estar atento ao andamento dos processos. É nesse momento que o gestor tem a noção mais precisa da falha de planejamento ou de qualidade e busca uma solução corporativa que aprimore esse gap, ou seja, uma inovação.

Percebeu como incentivar essa cultura é fundamental para a transformação empresarial? Neste artigo, vimos o conceito, vantagens e as principais ações para iniciar a cultura de inovação em um ambiente empresarial.

Se interessou bastante, não é mesmo? Aqui em nosso blog, você terá sempre novidades como essas. Garanta os artigos mais importantes em primeira mão na sua caixa de entrada assinando nossa newsletter gratuita!

LEAVE A COMMENT

Descubra como o Squad as a Service pode transformar o seu negócio, oferecendo agilidade, acesso a talentos globais e uma estratégia eficiente para a entrega dos seus projetos.

Recently Posts

Desde os primórdios do paradigma da Orientação Objeto, algumas práticas de design jamais caem em desuso, pelo contrário, devemos..
A transformação digital impacta fortemente os negócios pelo mundo afora, mas não basta implementar, é preciso governar essa transição…
Você sabe o que é edge computing? Cada vez mais inovações surgem no mercado e o gestor precisa buscar..
Nos últimos tempos, muito se fala sobre a computação em nuvem ou cloud computing. Essa tecnologia revolucionou o mundo..

Ready to talk?

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Scroll to Top