Não é exagero dizer que, depois das pessoas, o principal capital de uma empresa na atualidade é a segurança da informação. A gestão equivocada das informações pode causar danos imensuráveis à saúde do negócio.
Quer aprender mais sobre os pilares da segurança da informação? Então, continue com a gente! Vamos explicar as principais diferenças entre dado, informação e conhecimento, todos os pilares da segurança da informação e o porquê de ser necessária a adoção de uma solução especializada na sua manutenção! Confira!
Qual é a diferença entre dado, informação e conhecimento?
Primeiramente, para entender a importância da segurança da informação, é preciso compreender do que ela se trata. Informação nada mais é do que um agrupamento de dados reunidos que passam uma mensagem.
Muitos confundem dado e informação. Inclusive, afirmam ser a mesma coisa. Mas a verdade é que, enquanto o dado é a matéria-prima, a informação é o produto. Já o conhecimento é uma reunião de informações. É o ponto final da escala dado-informação-e-conhecimento, a informação trabalhada.
Quais são os pilares da segurança da informação?
As informações devem estar devidamente seguras para que uma empresa funcione de forma efetiva. Para facilitar o estabelecimento dessa segurança, foram criados três pilares: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Veja mais sobre cada um deles abaixo!
Confidencialidade
A confidencialidade é o grau do nível de privacidade dos dados de uma organização. Para que ela seja respeitada, é necessário manter o acesso a determinadas informações somente com pessoas autorizadas. Essa atitude envolve muito treinamento de equipe.
Os conteúdos mais críticos devem ser manipulados com muita cautela devido aos seus riscos. O treinamento de equipe voltado para a manutenção da confidencialidade de informações envolve, principalmente, a conscientização dos funcionários de que a violação de regras é proibida e os procedimentos de segurança devem ser seguidos de modo adequado.
Existem diversas técnicas que foram criadas exatamente para colocar em prática o treinamento de funcionários para a manutenção da confidencialidade. São exemplos dessas técnicas: criptografia de dados, uso de tokens, verificação biométrica, entre outros.
É importante lembrar que as informações confidenciais de uma empresa não são somente as que dizem respeito ao conteúdo do negócio. Informações pessoais sobre clientes, funcionários e fornecedores também são consideradas informações confidenciais. O vazamento desses dados pode gerar grandes prejuízos financeiros e legais para a organização.
A título de curiosidade, no serviço público há uma classificação de confidencialidade de informações feita em três categorias: ultrassecreta, secreta e reservada. De acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI), as informações ultrassecretas são aquelas que têm mais de 25 anos, as secretas, 15 anos e as reservadas, 5 anos. As ultrassecretas envolvem funcionários de alto escalão, as secretas os de médio escalão e as reservadas os de baixo escalão. No serviço público, todo documento com mais de 100 anos torna-se público.
Integridade
Uma informação íntegra é uma informação precisa e consistente. Ao longo do ciclo de vida de uma empresa, as informações que por ela passarem não podem ser distorcidas. Caso isso ocorra, poderá haver desfalque e, com isso, diversos setores do negócio poderão ser afetados.
Isso significa que as informações de uma empresa devem sempre circular da mesma forma que foram criadas, sem modificações que possam gerar inverdades. Interferências, sejam externas ou internas, podem danificar, comprometer e corromper as informações.
Disponibilidade
A disponibilidade é o pilar que está relacionado ao tempo e à acessibilidade aos dados da empresa. Ou seja, a frequência com que os dados podem ser consultados pelos funcionários, clientes e fornecedores. Isso não significa que a restrição ao acesso de informações seja algo ruim, e sim que deve haver uma fluidez no acesso das informações corretas às pessoas devidamente qualificadas.
Dados mal disponibilizados podem causar sérios prejuízos financeiros, comerciais, legais e administrativos à gestão do negócio. Por exemplo, o bloqueio de informações a respeito do custo de um produto pode inviabilizar uma venda e, com isso, a empresa deixa de lucrar.
Quais os outros possíveis pilares da segurança da informação?
Além da tríade relatada acima, existem outros três conceitos importantíssimos para a segurança da informação. São eles: autenticidade, legalidade e privacidade. Dê uma olhada!
Autenticidade
Derivada do pilar “integridade”, a autenticidade é a garantia da veracidade da informação. É a certeza de que a fonte da informação é verdadeira, que não sofreu nenhuma alteração ao longo da sua fluidez.
A autenticidade também tem relação com a origem do dado. A informação em si pode até não ter sofrido nenhuma mutação ao longo do caminho, porém, se não for confiável, ela deixa de ser autêntica.
Legalidade
A legalidade baseia-se em constatar que a informação está dentro dos moldes da legislação. No Brasil, a principal referência de legalidade é a Constituição Federal. O Código Civil e o Código dos consumidores também são referências na consulta da legalidade das informações.
A busca pela legalidade das informações é essencial para evitar processos e problemas burocráticos na empresa.
Privacidade
É a segurança da informação em ação. A informação deve estar cercada de cuidados específicos, de acordo com o grau de sigilo necessário. O vazamento de dados privados é um dos principais motivos de falência das empresas.
Como aplicar a segurança da informação no meu negócio?
Existem no mercado diversos softwares especializados em segurança da informação. Dependendo do porte da sua companhia, essa é uma excelente solução. Empresas de pequeno porte podem assegurar as informações de forma mais simples, por meio tokens, backup de dados etc.
Porém, a não ser que você seja um especialista no assunto, não arrisque aplicar os pilares aprendidos acima sem orientação! É sempre importante contratar a equipe certa para cuidar daquela que é o segundo maior patrimônio da sua empresa: a informação.
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