Você sabe o que é deep learning? No longo caminho tecnológico que a transformação digital nos impõe, cada vez mais surgem novos conceitos e modelos de inovação.
Saber agregar tudo isso e transformar em uma solução de negócio apropriada não é tão simples, exige habilidades, competências e percepção tecnológica, por isso, é muito importante conhecer sempre novos termos.
O deep learning entra nessa ideia e pode ser uma excelente ferramenta para ajudá-lo a pensar as soluções da sua empresa. Neste artigo, falaremos dessa importante ferramenta. Veja!
O que é deep learning?
O deep learning é uma espécie de machine learning (método de análise para automação — significa aprendizado de máquina). Porém, o deep learning busca uma aprendizagem mais avançada.
Diferente de machine learning, onde a máquina é previamente programada para responder a uma série de comandos automaticamente e de forma independente, o deep learning busca fazer com que a máquina “pense” e desenvolva sozinha novas formas de interação, de acordo com as demandas que lhe são impostas.
Como sempre, a tecnologia ressurge a cada dia e não se deve viver o hoje, mas a expectativa do amanhã. Nessa tendência, o deep learning aparece como um método natural para a inteligência artificial e impulsiona novas modelagens sobre negócios.
Quais as aplicações de deep learning?
Hoje já encontramos algumas metodologias de aplicação de deep learning. Desde a inteligência de jogos até a programação neurolinguística, podemos observar algumas ideias. Veja.
Métodos e aplicações deep learning
De uma forma geral, a metodologia deep learning procura assemelhar o pensamento da máquina ao humano, mas longe de questões emocionais ou de raciocínio crítico.
A ideia é criar a capacidade de reconhecer padrões, classificar e descrever imagens, entender textos e falas. Tudo isso com o objetivo de ampliar o conhecimento e o desenvolvimento de estratégias que podem servir para negócios ou criação de produtos ou serviços.
Deep learning para PLN
Outra atuação interessante da deep learning é o estudo interligado à Programação neurolinguística, ou PNL, como é conhecida. Por meio dessa sincronia, a metodologia busca aplicar o conceito de linguagem natural às máquinas.
Digitalização de tudo
A digitalização de tudo se relaciona ao conceito de a tecnologia estar ligada a qualquer ação humana em um futuro muito breve e de forma acessível. Os conceitos de APIs, IoT (Internet of Things), casas inteligentes, cidades inteligentes, smartwaches e smartphones são exemplos de controles que já podem ser agregados ao dia a dia do ser humano.
Como o deep learning está sendo aplicado?
Apesar de apresentar uma perspectiva futura mais real, hoje já encontramos aplicações em uso dessa metodologia, por isso é tão um importante para um gestor saber o que é deep learning. Veja alguns exemplos práticos:
- reconhecimento de fala (Xbox, Skype e outros);
- reconhecimento de imagem (câmera 360º);
- sistemas de recomendação (vídeos, posts, músicas sugeridas);
- processamento de linguagem natural (uso de redes neurais).
Viu como esse conceito é bastante interessante para a sua empresa? Neste artigo, você viu conceito, aplicações e modelos de deep learning. Vale registrar tudo e buscar insights para implementação.
Quer ver uma boa forma de fixar um conteúdo relevante? Compartilhe em suas redes sociais com amigos e converse com eles sobre o que é deep learning!