Você não vive o hoje, mas a expectativa do amanhã. É um princípio da gestão de excelência e esse conceito pode ser mais enfático quando a empresa adota uma cultura de inovação. Essa busca deve ser um norte para qualquer gestor que tenha sede de competitividade e liderança de mercado. Assim, deve ser implementada com muita inteligência e perspicácia.
Neste artigo, aprenderemos esse conceito e saberemos como iniciar essa ideia. É mais simples do que parece. Basta buscarmos um novo mindset para a nossa equipe e fazê-la respirar inovação. Acompanhe!
O que é cultura de inovação?
Inovação não é necessariamente tecnologia, mas algo que transforma uma coisa que já exista em algo mais funcional, eficiente, econômico ou atrativo. Ou seja, trata-se de uma melhoria em um produto ou serviço. Vale ressaltar que esse espírito inovador deve respeitar um propósito e ser responsável com as contas empresariais. Então, não é gasto, mas um investimento que se torna inteligente quando focado em aprimorar o negócio.
Por que desenvolvê-la no ambiente empresarial?
O gestor de negócios deve ser o principal entusiasta da cultura de inovação, que transforma o ambiente empresarial e favorece o empreendedorismo, trazendo evolução e aprimoramento constante. Em um ambiente cercado de incertezas e mudanças contínuas, aderir à inovação é praticamente uma obrigação para quem deseja conquistar o mercado e se antecipar às alterações mais profundas no andamento de um negócio.
Como iniciar uma cultura de inovação?
Ela não se restringe a uma ação administrativa. Na verdade, trata-se de uma mudança de pensamento e forma de trabalho. Veja, agora, as principais ações para começar.
Inicie pela liderança
Como é uma mudança mais profunda, exige que os líderes sejam representantes da ideia antes da consolidação. Eles deverão reformular a tomada de decisão com base em novas tecnologias, otimização de rotinas e outros aspectos. É preciso despertar um perfil inovador nesse profissional, para que ele tenha base para repassar isso para a equipe.
Soluções digitais representam um exemplo claro de inovação, não só no sentido tecnológico, mas como base de gestão. O Business Intelligence, por exemplo, representa uma ferramenta inovadora para auxiliar líderes a tomarem decisões mais sábias e embasadas, por meio de análises preditivas.
Incentive a cultura em outros setores
A partir disso, você poderá começar a trabalhar essa cultura nos demais setores da empresa. Basicamente, a cultura de inovação será enraizada quando todos compreenderem a necessidade de:
- mudança contínua para melhor;
- modernização de produtos e serviços;
- aperfeiçoamento de processos.
Transforme erros em oportunidades de inovação
Você não precisa tratar erros como problemas graves. Na verdade, essa cultura tem a função de transformar erros em oportunidades de inovação. Então, o líder só precisa estar atento ao andamento dos processos. É nesse momento que o gestor tem a noção mais precisa da falha de planejamento ou de qualidade e busca uma solução corporativa que aprimore esse gap, ou seja, uma inovação.
Percebeu como incentivar essa cultura é fundamental para a transformação empresarial? Neste artigo, vimos o conceito, vantagens e as principais ações para iniciar a cultura de inovação em um ambiente empresarial.
Se interessou bastante, não é mesmo? Aqui em nosso blog, você terá sempre novidades como essas. Garanta os artigos mais importantes em primeira mão na sua caixa de entrada assinando nossa newsletter gratuita!