A computação em nuvem é uma realidade há alguns anos. Realidade essa que transformou para melhor o dia a dia de milhares de pessoas no mundo inteiro, trazendo espaço, agilidade e oportunidades no compartilhamento de informações.
Um dos tipos de computação em nuvem mais vantajosos é o multicloud. Essa tecnologia nada mais é do que o compartilhamento da carga de dados em mais de uma nuvem. Quer aprender mais sobre essa ferramenta? Então, continue com a gente!
O que é o multicloud?
Multicloud é a ferramenta que permite o compartilhamento de uma determinada carga de trabalho em várias nuvens. É popularmente conhecida como “abordagem multinuvem”. Essa tecnologia utiliza vários provedores cloud para alimentar as suas aplicações.
Quando o multicloud deve ser utilizado?
A abordagem multinuvem tem várias estratégias. Pode ser utilizada como plataforma para IoT, para armazenamento de grandes números e análises de dados, para a implantação da inteligência artificial, para aumentar a agilidade, segurança e eficiência do negócio, entre outros.
Qual a diferença entre multicloud e nuvem híbrida?
Enquanto a multicloud utiliza ambientes híbridos no geral para o seu funcionamento, a nuvem híbrida tem relação com a combinação entre nuvens públicas e privadas.
Quais as principais vantagens do multicloud para as empresas?
A tecnologia multicloud conta com uma série de vantagens que podem alavancar o seu negócio. Veja algumas delas abaixo!
Flexibilidade
Como o multicloud elimina a dependência de um único provedor, o serviço torna-se muito mais flexível. Caso um dos provedores caia, há um outro dispositivo pronto para ser usado em outra nuvem.
Redução de custos
Provedores cloud costumam aumentar o valor de seus custos de uma hora para outra. Com a opção de mais de um provedor, existe a possibilidade de manter o controle dos valores, já que haverá sempre um concorrente para se estabelecer uma competição.
Otimização da infraestrutura
A combinação de provedores oferece uma variada gama de opções, pois o que não há em um dispositivo pode existir em outro e assim por diante. Por exemplo, um provedor pode oferecer mais agilidade e o outro mais espaço. Isso potencializa as funções.
Segurança
O fato de haver mais de uma nuvem sugere a possibilidade de manter uma nuvem pública e uma privada em concomitância. Isso é ótimo para a preservação de dados sigilosos e/ou que podem colocar em risco a organização.
Diminuição de riscos
A tecnologia em nuvem por si só já tem a vantagem de diminuir os riscos de latência. Porém, com o multicloud, esse risco é praticamente nulo. Isso porque, em caso de latência, há outros provedores dispostos a substituir a falha de forma quase que instantânea.
Quando o multicloud deve ser implementado nas empresas?
Antes de instalar uma ferramenta multicloud na sua empresa, avalie a necessidade que a sua equipe tem de trabalhar com essa tecnologia. Se existirem problemas voltados à agilidade dos processos, custos inflados e riscos de segurança de informação, certamente o multicloud será uma excelente opção para sanar essas questões.
Gostou de entender sobre o multicloud? Então, não deixe de curtir a nossa página do Facebook e aprender muito mais!