Você sabe o que é metodologia lean? Estávamos no início do século XX quando o método começou a ser desenvolvido, então, não é algo necessariamente novo, não é mesmo?
O fato é que, recentemente, algumas empresas aprimoraram a sua aplicação — como a Toyota no final dos anos 80 e empresas do setor de serviço — para otimizar sua gestão.
Mas o que essa metodologia proporciona realmente para a empresa? O que é a metodologia agile? Qual a utilidade de integrá-las? São algumas das perguntas que respondemos neste artigo. Confira!
O que é metodologia lean?
Lean é uma palavra em inglês que significa enxuto, ou seja, é um conceito de otimização. Na prática, a ideia é reduzir ou eliminar desperdícios. Isso é extremamente útil para modelos empresariais atuais que têm o desafio do ROI (Retorno sobre o investimento) cada vez mais difícil.
Como funciona?
Uma das palavras-chave mais importantes é foco. É preciso direcionar a gestão de ativos para o sentido vertical, de forma a usar o mínimo recurso para o máximo retorno.
Os custos desnecessários são cortados e o valor de entrega ao cliente é aprimorado, estabelecendo uma rotina mais simples de aplicar. Especialmente em tecnologia, a ideia é eliminar funções que não agregam valor e aprimorar recursos com maior potencial de retorno.
Quais são os seus benefícios?
Em um mundo de inovação constante, cada vez mais novas tecnologias e soluções surgem e é preciso aproveitar tempo e recursos da forma mais inteligente possível.
O principal benefício é o retorno de inteligência, que rejeita ineficiências e evita gargalos na produção. Além disso, é possível obter sincronia de produção, aumento de qualidade e eliminação de falhas.
O que é metodologia agile?
Enquanto o método lean impulsiona ações que criam uma cultura de simplificação de processos e eliminação de desperdícios, a metodologia ágil objetiva uma entrega mais rápida, além de mais constante.
É uma abordagem inovadora em gestão de projetos que busca agilizar o fluxo de trabalho e manter a qualidade do valor entregue. Dessa forma, as duas metodologias podem agir em conjunto.
Como a metodologia lean complementa a metodologia ágil?
Capacidade de agregar valor com agilidade de entrega. É uma excelente combinação para negócios! A junção das duas metodologias começou em sistemas de TI, mais precisamente em desenvolvimento de softwares.
Enquanto a aplicação de lean é mais voltada para o enxugamento de processos, o método ágil prioriza a velocidade das ações. O fato é que a rapidez por si só sem uma estruturação de procedimentos não se completa, daí a complementariedade entre as duas inteligências.
O que motivou a mistura Lean-Agile?
A ideia de um modelo híbrido surgiu da necessidade das empresas que gerenciam grandes negócios e precisam escalar a velocidade das suas estratégias. O Agile funciona bem em TI, Marketing, Vendas e outros setores, porém, não tem potencial para evoluir planejamentos, gestão de projetos e portfólio.
Nesse momento, essas empresas encontraram em ferramentas como o Scaled Agile Framework (SAFe) o suporte necessário para escalar a velocidade de gestão em toda a organização.
Essa mistura se tornou uma excelente estratégia para crescimento de grandes negócios. Agora você sabe como aproveitar esse método para alavancar o desempenho e a performance da organização.
A CDBS está no Facebook, YouTube, LinkedIn e Twitter. É hora de seguir nossas redes sociais e acompanhar o que há de melhor na gestão de TI e metodologia lean!