Seu negócio está crescendo e você não sabe como gerar o suporte tecnológico adequado? Aprenda como funciona um chatbot e considere desde já essa aplicação para a sua empresa.

A automação tem sido uma lei para qualquer organização que almeja competitividade e liderança de mercado. O aumento expressivo do volume de dados impulsionou o alcance de clientes, e administrar isso sem tecnologia não é nada fácil.

Neste artigo, você conhecerá o essencial sobre esses robôs que são uma verdadeira mão na roda para grandes negócios digitais. Aprenda o que é, vantagens e como aplicar. Acompanhe!

O que é um chatbot?

Vamos imaginar uma situação hipotética: um potencial cliente acessa o seu site em um final de semana e busca informações. Então, um chatbot entra como um atendente amigável e eletrônico para responder perguntas frequentes, coletar informações do lead e até possivelmente fechar um negócio.

Se pensarmos os custos de uma contratação de atendentes para ficarem disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana para cobrir isso a medida sairia bem cara, não é? Desse ponto, começamos a enxergar um grande valor na tecnologia de chatbot.

Como funciona um chatbot?

Basicamente, há dois tipos. O primeiro é mais simples, mas não deixa de ter uma excelente função. É programado para um conjunto de perguntas e respostas automáticas e faz a coleta e a integração dos dados. Tende a ser mais “engessado” e apresentar dificuldades em questões não programadas.

Por outro lado, há chatbots que usam inteligência artificial para operar. Nesse caso, o sistema tem maior capacidade para interpretar comportamentos de usuários, “pensar” soluções mais adequadas e entregar mais valor.

Como aplicar inteligência de chatbot na empresa?

Após descobrir como funciona um chatbot, vamos entender as formas de aplicação desse recurso. A ferramenta é muito útil em áreas estratégicas da empresa, visando o relacionamento com o cliente. Veja o que é possível conseguir.

Atendimento ao consumidor

Já dá para notar que o atendimento é o principal beneficiado nesse esquema. Você terá um recurso com alta disponibilidade e extensa escalabilidade. No universo digital isso é muito útil para negócios, e-commerces, lojas virtuais e outros. Um pequeno ícone aparecerá em local escolhido e proporá o diálogo automaticamente.

Agendamentos e reservas

No próprio exemplo relatado acima sobre um contato no final de semana, o recurso seria útil para marcar um atendimento mais pessoal em momento apropriado ou agendar uma realização de serviço.

CRM

O impacto do chatbot é claro em sistemas CRM, já que aprimora o relacionamento com o cliente e aumenta o número das vendas, melhorando as taxas de conversão. Além disso, pode ser programado com funções de direcionamento para oferecer soluções ideais ao perfil de sua buyer persona.

Análise de dados

A análise de dados é uma vantagem estratégica e está relacionada com o valor que o chatbot agrega ao CRM. Dessa maneira, é possível coletar informações úteis, realizar o pós-venda e traçar metas ou fazer modelagens para melhorar o atendimento e aumentar a conversão.

Quais as principais vantagens do chatbot para a empresa?

Os chatbots são uma excelente ferramenta para as empresas, trazendo diversas vantagens. O foco principal está no relacionamento com o seu público e nesse aspecto aprimora muitas demandas como:

  • atendimento 24 horas, 7 dias por semana;
  • coleta de informações importantes como sexo, idade, interesses e outras;
  • base para pesquisas e relatórios para análises de dados;
  • utilidade para auxílio em campanhas de marketing de produtos ou serviço;
  • e outras.

Bem, se você ainda não considerou essa inteligência artificial para o seu negócio, a hora é agora. Elimine a ideia de gasto e encare esse recurso como um investimento fundamental para a empresa. Este post descreveu o que é, como aplicar e as vantagens de um chatbot.

Saber como funciona um chatbot é apenas uma pequena parte de um todo que envolve inteligência artificial, automação e os impactos da transformação digital na gestão empresarial!

Uma empresa brasileira, madura, apaixonada por tecnologia, formada por profissionais com grande destaque no mercado e parceira dos nossos clientes e colaboradores.

Recently Posts

Ao longo dos anos, o McDonald’s passou por uma transformação digital significativa para aprimorar a experiência do cliente, fortalecer..
Ao adotar uma arquitetura de microserviços, um dos grandes dilemas que os desenvolvedores enfrentam é como compartilhar funcionalidades comuns..
Introdução Nos últimos anos, o desenvolvimento ágil tem ganhado tração em organizações de todos os tamanhos, e com ele..
Desde os primórdios do paradigma da Orientação Objeto, algumas práticas de design jamais caem em desuso, pelo contrário, devemos..

Pronto para começar?

Há mais de uma década, criamos soluções inovadoras através de métodos ágeis, nos adaptando as necessidades de nossos clientes de forma dinâmica e escalável. Entre em contato conosco para saber mais!

Scroll to Top
× Entre em contato conosco!