Muitos gestores têm uma grande dúvida em como fazer a análise de dados em sua empresa e isso é muito normal. Afinal, a transformação digital dentro das organizações está em pleno vapor e realmente fica difícil acompanhar todas as mudanças. No entanto, sabemos o quão valioso para uma empresa é ter uma boa rotina de análise de dados, permitindo não apenas identificar oportunidades e riscos, mas também orientar as decisões da organização em direção aos seus objetivos.

O problema é que a maioria das empresas já consegue coletar e armazenar grandes quantidades de dados, porém, ainda peca na análise, sem saber como processar um grande volume de informação para gerar um conhecimento adequado. Este post foi feito para jogar uma luz sobre o assunto. Acompanhe!

Foque na coleta adequada

Para ter acesso às informações e fazer uma análise, é preciso criar um instrumento de coleta que possa gerar todos esses dados a serem processados e analisados para, então, criar um conhecimento de valor. A base de toda análise de dados é a coleta, por conta disso, é preciso sempre começar por esse processo, criando um planejamento e determinando quais são as informações que serão coletadas e processadas e por quê.

Confira a confiabilidade dos dados

Para que a sua análise de dados seja confiável, sua fonte de informação e o seu armazenamento também devem ser. Isso porque dados corrompidos geram uma visão e uma análise distorcida, levando a decisões errôneas. Caso não exista confiabilidade nos dados, também não haverá confiabilidade na análise deles, inviabilizando todo o trabalho de coleta e processamento. Sempre cheque as fontes das quais são geradas essas informações e verifique sua precisão.

Escolha as melhores ferramentas

O mercado tem uma grande gama de ferramentas que podem apoiar uma estratégia de coleta, processamento e análise de dados, sendo que, para o sucesso dessa jornada, é fundamental contar com os instrumentos corretos. Além disso, o desenvolvimento de suas próprias ferramentas é sempre uma boa opção. Afinal, com isso, é possível personalizar todo o procedimento de coleta, processamento e análise das informações de acordo com a realidade de sua empresa, obtendo um melhor resultado.

Entenda o que os dados querem dizer

Um erro comum para os gestores é realizar todo um esforço para implementar a análise de dados em suas organizações e, após tudo pronto, dar pouca ou nenhuma importância para as informações levantadas por esse processo.

É fundamental visualizar os dados e entender o que eles querem dizer. Em um primeiro momento, enquanto a base de informações ainda for escassa, pouco se terá acerca da visão global da empresa, mas em pouco tempo, esses resultados podem guiar de forma precisa todas as suas decisões.

Compartilhe os resultados

Por fim, a última dica que temos para dar a você é o compartilhamento dos resultados das análises com os demais membros da empresa, gerentes e colaboradores, permitindo que eles também tenham uma visão macro sobre o que acontece na organização.

Pode ser que, ao visualizar tais informações, ideias e sugestões de melhorias possam surgir, auxiliando no crescimento da empresa como um todo, afinal, cada colaborador tem uma visão diferente dentro da empresa.

Esperamos que essas dicas simples possam auxiliar você a entender como fazer uma análise de dados dentro de sua organização e utilizar essa informação para fazer com que sua empresa cresça ainda mais.

Não deixe de ler nosso próximo artigo e entender como funciona a tomada de decisões baseada em dados!

Uma empresa brasileira, madura, apaixonada por tecnologia, formada por profissionais com grande destaque no mercado e parceira dos nossos clientes e colaboradores.

Recently Posts

Ao longo dos anos, o McDonald’s passou por uma transformação digital significativa para aprimorar a experiência do cliente, fortalecer..
Ao adotar uma arquitetura de microserviços, um dos grandes dilemas que os desenvolvedores enfrentam é como compartilhar funcionalidades comuns..
Introdução Nos últimos anos, o desenvolvimento ágil tem ganhado tração em organizações de todos os tamanhos, e com ele..
Desde os primórdios do paradigma da Orientação Objeto, algumas práticas de design jamais caem em desuso, pelo contrário, devemos..

Pronto para começar?

Há mais de uma década, criamos soluções inovadoras através de métodos ágeis, nos adaptando as necessidades de nossos clientes de forma dinâmica e escalável. Entre em contato conosco para saber mais!

Scroll to Top
× Entre em contato conosco!