É cada vez mais comum que as empresas busquem maneiras de se conectar com seu público, desenvolvendo estratégias que aproximem os clientes do negócio e gerem mais valor. Por isso, novos modelos de gestão, como o Platform Thinking, têm se popularizado e ganhado visibilidade no mercado.
Explicamos agora o que é Platform Thinking, como funciona esse modelo de gestão, falamos de alguns de seus principais benefícios e contamos como é possível desenvolver o Platform Thinking em sua empresa. Veja os detalhes abaixo e tenha uma ótima leitura!
Entenda o que é Platform Thinking
A expressão Platform Thinking vem se tornando cada vez mais comum, já que grandes empresas — como Airbnb, Uber e Netflix — são negócios desenvolvidos especificamente sobre o conceito de plataformas.
É possível conceituar o Platform Thinking como um modelo de gestão de negócios onde a empresa é baseada em uma plataforma em vez de um produto específico. Isso significa que, ao contrário do modelo anterior, a interação entre cliente e empresa é fator fundamental para o sucesso.
Esse modelo é caracterizado pela oferta de produtos e serviços conectados, oferecidos em larga escala e com restrições muito menores do que os serviços e produtos anteriores, já que estão diretamente ligados aos conceitos de computação na nuvem e SaaS (Software as a Service ou Software como Serviço).
Veja como funciona esse modelo
O Platform Thinking funciona por meio da oferta de valor, por parte da empresa, por meio de ecossistemas de negócios, sendo importante para esse processo que o negócio envolva a utilização de análise e processamento de dados, gestão tecnológica e inteligência de negócio.
Para que um negócio possa ser considerado uma plataforma de fato, é necessário mudar sua atuação, passando do modelo onde todas as informações partem da própria empresa para o modelo onde o cliente faz parte dos processos de criação, desenvolvimento e aprimoramento dos produtos e serviços como um todo.
Saiba como o Platform Thinking pode beneficiar sua empresa
Agora que você entendeu o conceito de Platform Thinking e como ele funciona, é interessante também conhecer alguns dos benefícios desse modelo de gestão para sua empresa. Confira:
- melhoria da agilidade e inovação;
- possibilidade de monitoramento de eventos;
- capacidade de identificação de padrões;
- apresentação de insights;
- facilidade de conexão com a marca;
- qualidade da plataforma para os usuários;
- capacidade de geração de valor da plataforma.
Como é possível concluir, a adoção de um modelo Platform Thinking permite que a empresa desenvolva a gestão de forma inteligente, eficiente e otimizada, fomentando a inovação e a conexão do cliente com a marca.
Além disso, ao adotar um modelo de gestão baseado em Platform Thinking, é possível também atingir resultados melhores, reduzir custos, monitorar eventos e utilizar insights do negócio para seu desenvolvimento.
O que você achou de saber mais a respeito de Platform Thinking, de conhecer o que é e como funciona esse modelo de gestão, seus principais benefícios e como desenvolvê-lo em sua empresa? Se você gostou e achou esse conteúdo útil, compartilhe em suas redes sociais!