Você já ouviu falar no termo Golden Circle? Por mais que pareça um título de filme do espião 007, essa é uma metodologia que busca dar sentido ao que sua empresa cria e trazer valor para a sua marca diante dos clientes.
Gigantes do mercado já utilizam esse método em cada um de seus produtos, com o intuito de gerar um impacto positivo e criar negócios realmente inspiradores dentro de seus ramos de atuação, chamando a atenção de consumidores para a sua marca.
Neste post, vamos falar um pouco sobre a metodologia Golden Circle, como ela foi criada, exemplos de aplicação e como ela funciona para que você possa utilizar tal ferramenta em sua empresa e também criar um negócio inspirador. Boa leitura!
O nascimento do Golden Circle
O Golden Circle foi apresentado em uma das palestras do TED, evento internacional sobre diversos temas atuais, pelo seu criador, Simon Sinek, um profissional que construiu sua carreira no mercado de marketing.
A ideia da criação de tal ferramenta, que desde sua primeira apresentação em 2009 se tornou um marco no mundo dos negócios, veio da análise de porquê determinados produtos não eram apenas consumidos em maior quantidade, mas amados por uma faixa de público.
Ou seja, na concepção de sua metodologia, Simon não buscou entender quais marcas vendiam mais, mas sim, quais delas eram consideradas inspiradoras, criando um real relacionamento com os clientes que consumiam suas soluções. O resultado foi o Golden Circle.
Um exemplo claro disso é a Apple, que mesmo não sendo a líder de vendas, é amada pelos seus consumidores. Tecnicamente falando, os produtos da empresa não são superiores ao restante do mercado, sendo que em alguns casos, mostram-se até inferiores. Mesmo assim, seus consumidores fiéis optam pela marca.
A aplicação do Golden Circle
O Golden Circle nada mais é do que uma ferramenta criada para auxiliar uma empresa a encontrar o seu real propósito no mercado e trazer um impacto diferenciado em sua comunicação junto aos seus clientes e consumidores em geral. Para isso, são utilizados três passos, nos quais toda a metodologia é baseada.
What ─ O quê?
A primeira pergunta a ser respondida tem relação direta com o produto, o objeto oferecido pela empresa que será adquirido pelos consumidores. Deve-se descrever todas as suas funcionalidades e as qualidades técnicas que o diferenciam no mercado.
How ─ Como?
O segundo ponto está ligado ao processo pelo qual a empresa atingirá os seus objetivos, a estratégia adotada e o plano de ação a ser seguido. É onde serão descritos os valores que sustentam a visão de negócio da marca.
Why – Por quê?
Na terceira questão, responde-se o real propósito do negócio, o seu diferencial em relação ao restante dos concorrentes. É aquilo em que a empresa realmente acredita que a transforma em uma companhia inspiradora. Essa é a prioridade do Golden Circle.
A vantagem uso do Golden Circle
Agora que você já conhece a metodologia e do ela se trata, é preciso entender o porquê de utilizá-la. Qual a vantagem de aplicar essa ferramenta em sua empresa e qual o motivo que leva grandes companhias a adotarem esse pensamento?
Criar um negócio baseado no Golden Circle é basear-se num vínculo emocional com os consumidores, gerando um propósito bem definido, que será propagado aos clientes e criará uma conexão direta com cada um deles.
Ou seja, as pessoas deixarão de consumir sua marca só por conta dos produtos que você oferta e se identificarão também com o que sua empresa transmite, o que ela pensa e faz. Seu negócio se torna algo inspirador, por isso atrai consumidores.
Existem vários exemplos de marcas que inspiram e emocionam em sua comunicação, criando uma conexão com o público. Entre elas podemos citar:
- Nike;
- Apple;
- Google;
- Disney;
- Coca-cola.
As marcas acima criaram uma conexão emocional com o público por meio de iniciativas baseadas na metodologia Golden Circle e isso só foi possível por terem um propósito claro. Esperamos que ao finalizar esta leitura você possa ter compreendido como essa metodologia é simples e eficaz.
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