O mercado é composto por milhões de empresas, bilhões de pessoas, empresários e clientes, colaboradores de todos os tipos e setores. E todas elas tem algo muito importante em comum: devem estar preparadas para as transformações pelas tendências de mercado.
Determinados setores, como a eletrônica e a informática, tem um longo histórico de acompanhar as tendências, traduzi-las para seus setores de atuação e buscar a vanguarda perante os concorrentes, colhendo bons frutos de se posicionarem à frente de seus competidores diretos.
No entanto, entender o que são tendências de mercado e seus impactos é importante para os mais variados tipos de empresa. Explicamos agora o que são e seus impactos, falamos das principais tendências de mercado para 2020 e também ensinamos como é possível identificar e se adaptar às tendências. Confira o conteúdo abaixo e tenha uma ótima leitura!
Entenda o que são tendências de mercado e seus impactos
Para entender o que são tendências de mercado e quais seus impactos nos negócios, é fundamental compreender primeiro o conceito de tendência e como ele pode ser expressado dentro do meio empresarial, visando compreender sua origem e ramificações.
Quando falamos de tendência, estamos tratando de uma mudança de paradigma que está acontecendo ou que tem grandes chances de acontecer. Com isso, é possível dizer que uma tendência de mercado é uma mudança significativa em um mercado específico, que está acontecendo ou tem grandes chances de acontecer no futuro.
Dito isso, é fácil entender quais seus impactos, já que eles decorrem diretamente do processo de mudança: adoção de novas tecnologias, ferramentas e equipamentos; invenção e desenvolvimento de novos equipamentos, softwares e tecnologias e também sua utilização de forma inovadora, mesmo que fora do setor de origem; desenvolvimento acelerado de soluções, que tende a tornar mais rápidas as mudanças trazidas pelas tendências para o mundo real.
Veja algumas das tendências de mercado para 2020
Agora que você entendeu melhor o que são tendências de mercado e também como elas impactam os mais diversos setores do mercado nacional e internacional, é interessante também conhecer algumas das (x) tendências de mercado que você deve ficar atento para 2020. Veja abaixo nossa lista e prepare seus projetos para os próximos anos!
1. Economia colaborativa
Uma das tendências mais fortes e que já está presente na vida de grande parte dos consumidores, como os brasileiros, a economia colaborativa já faz parte de seu dia a dia ou de alguém que você conhece.
São exemplos dessa tendência os aplicativos de carona, de delivery de alimentos, de compartilhamento de quartos e imóveis e até mesmo os financiamentos coletivos fazem parte desse novo grupo, onde a ideia básica é evitar desperdícios de recursos como tempo, espaço e dinheiro, sendo que uma das tecnologias que podem auxiliar nesse novo cenário é a Internet das Coisas (IoT).
2. Mercado saudável
Outra tendência de mercado cada vez mais forte é o das empresas que apostam no chamado mercado saudável, que vem ganhando espaço nos últimos anos e promete continuar crescendo em 2020, tendo movimentado R$ 92,5 bilhões só no Brasil em 2017 , com expectativa de crescimento de 3% ao ano até 2022.
Isso significa que o público brasileiro está cada vez mais atento ao que consome e busca opções mais saudáveis para sua alimentação, sendo importante que as empresas do segmento prestem atenção nessa mudança para se posicionarem corretamente no mercado.
3. Produtos artesanais
Também é destaque para os próximos anos o crescimento da busca por produtos artesanais, que vem ganhando espaço juntamente com o mercado saudável e se tornando uma opção para aqueles que desejam ir além das opções industrializadas.
Além disso, nos produtos artesanais o cliente consegue adquirir exclusividade e qualidade dos materiais daquilo que está comprando, como cervejas, sabonetes, perfumes, roupas, móveis e artigos de decoração feitos artesanalmente e que podem ser até mais caros do que suas versões industrializadas.
4. Microfranquias
Modelo de negócio que vem ganhando espaço no mercado brasileiro, as microfranquias são uma opção para aqueles que desejam investir e abrir seu próprio negócio, mas que não possuem grandes valores para investimento ou não contam com a expertise de mercado necessária para isso.
Por meio da relação com a franqueadora, o empreendedor conta com suporte técnico especializado, marca consolidada, linha de produtos e serviços determinada e até mesmo plano de negócios para sua atuação.
5. Home office
Por último vale tratar de uma das tendências de mercado que tem se tornado presente em pequenas, médias e grandes empresas: a adoção do trabalho home office. Nesse modelo de trabalho, o colaborador é autorizado a trabalhar de forma remota, de acordo com critérios estabelecidos pela empresa, sem que seja necessário se deslocar até a sede física do negócio, oferecendo agilidade, conforto e mais segurança.
Saiba como identificar e se adaptar às tendências de mercado
Além das tendências de mercado que apresentamos acima, é possível que muitas outras surjam ao longo dos próximos anos, já que o mercado está bastante aquecido e dinâmico e, por isso, novas ferramentas, processos, conceitos e estratégias devem ganhar espaço no meio empresarial mundial.
Para que seja possível identificar e se adaptar às tendências de mercado, conforme elas surgirem e se posicionando na vanguarda do seu segmento, é importante prestar atenção em alguns pontos interessantes:
- o que está sendo feito no mercado internacional em seu setor;
- o que está sendo feito no mercado nacional em seu setor;
- as inovações e tendências que estão ganhando espaço em outros setores e que podem fazer sentido se aplicadas ao seu setor de atuação;
- as conversas e descobertas a respeito de novas tecnologias, equipamentos, ferramentas, métodos e processos de trabalho, que podem ser adaptadas e trazidas para a realidade de sua empresa;
- todo e qualquer elemento que desperte a curiosidade e que possa desenvolver uma ideia de inovação é uma oportunidade de tendência no futuro. Incentivar a prática criativa e a busca por novas soluções na empresa também é uma excelente maneira de identificar e se adaptar às tendências do mercado.
Como é possível perceber, acompanhar as novidades do mercado, tanto de seu setor quanto fora dele, no país e no exterior, é uma tarefa cada vez mais importante e que deve ser considerada parte da rotina dos gestores e dos diretores, mas também deve ser passada como estratégia cultural para todos os níveis de colaboradores.
Além de garantir que a empresa utilize estratégias inteligentes e que podem garantir diferencial competitivo perante os concorrentes, entender as tendências de mercado também permite que a empresa se posicione como um player de vanguarda em seu segmento.
O que você achou de entender o que são tendências de mercado e quais seus impactos, de conhecer algumas das tendências de mercado para 2020 e também saber como identificar e se adaptar às tendências no futuro? Aproveite para entender também o que é e como funciona a inovação disruptiva!