A cada dia mais empresas abandonam a opção de adquirir softwares ou sistemas corporativos de prateleira e apostam nas soluções on-demand. A substituição de um programa obsoleto pode representar para a organização a diferença entre maior produtividade ou prejuízos financeiros. Por isso, os gestores passaram a avaliar com mais atenção a possibilidade de contratar um parceiro para o desenvolvimento de sistemas feitos sob medida para as necessidades de seu negócio.
À primeira vista, a compra de um software de prateleira pode parecer vantajosa financeiramente. No entanto, esta é uma percepção equivocada. Na verdade, em troca de um preço menor, o cliente deixa de aproveitar uma série de benefícios que só os sistemas corporativos sob demanda podem oferecer. Conheça agora as cinco vantagens do desenvolvimento de softwares sob medida.
1. Software personalizado
A criação de um sistema on-demand leva em consideração diversos fatores. A equipe de desenvolvedores analisará aspectos como o ramo de negócio da empresa, metodologias de trabalho utilizadas, rotinas de cada área e preferências do usuário final.
2. Tempo menor de implementação
Não há a necessidade de a empresa paralisar as atividades para a implementação do novo sistema. Ele pode ser construído por módulos, ajustando-se as funcionalidades de acordo com as necessidades do cliente. Isso significa ganho de tempo em termos de implementação e também a possibilidade de estabelecer um cronograma que não impacte a operação do negócio. Outro aspecto interessante consiste na oportunidade de realizar-se ajustes no decorrer do processo. Um software on-demand bem desenvolvido favorece futuras expansões de funcionalidades.
3. Engajamento e redução de resistências
O usuário tende a resistir a qualquer tipo de mudança. Para contornar essa situação, o desenvolvimento de sistemas sob demanda incorpora a participação de todos aqueles que trabalharão com o software. A ideia é incorporar sugestões das equipes e tornar a ferramenta mais fácil de ser utilizada – e, consequentemente, aceita. O envolvimento do usuário melhora o engajamento, reduz as resistências e eleva os níveis de produtividade.
4. Aproveitamento mais eficiente dos recursos humanos
Geralmente, as pequenas e médias empresas dispõem de uma equipe reduzida para cuidar de TI. A contratação de um parceiro para o desenvolvimento de softwares permite um ganho de flexibilidade durante o processo e também no suporte. Dessa forma, o pessoal interno se dedica exclusivamente às questões estratégicas do negócio.
5. Custos reduzidos
O software on-demand se mostra uma excelente opção de investimento no médio e longo prazos. A empresa passa a contar com os recursos necessários para adaptações e complementações do sistema. Outra dado importante: a organização terá uma solução na qual todas as funcionalidades serão utilizadas. Isso não ocorre com os softwares de prateleira, já que eles oferecem recursos que muitas vezes jamais serão usados pela empresa – ou seja, paga-se por algo sem serventia. Para completar, o software sob demanda apresenta vida útil maior.
A decisão de investir no desenvolvimento de sistemas on-demand coloca a empresa em um novo patamar de atuação. Soluções prontas muitas vezes não dão conta de especificidades e tendem a gerar problemas no fluxo de trabalho. Em um ambiente econômico caracterizado pela busca constante por eficiência e redução de custos, manter-se limitado por um software de prateleira pode colocar em risco a saúde financeira do negócio.
Quer saber mais sobre software on-demand? Deixe aqui o seu comentário.