Já no final do ano passado, o mercado brasileiro começava a dar sinais de freada brusca. E desde aquela época, as empresas vêm sofrendo com os terríveis efeitos da desaceleração da economia. Como resultado, elas estão sendo obrigadas a paralisar as contratações e, principalmente, a cortar custos em diversos departamentos. E uma das áreas que mais vêm sendo impactadas pela crise nos últimos meses é a de Tecnologia da Informação.

Embora esta seja uma área crucial para a sobrevivência do negócio, os gestores de TI estão tendo que otimizar os custos de suas operações, para que a empresa possa ter mais margem para manobras. Mas apenas apertar o cinto nesse departamento não basta. Também é necessário realizar um balanço de toda a situação do departamento para que as melhores práticas de redução de custos sejam aplicadas.
A seguir, daremos algumas dicas que o ajudaram a avaliar e reduzir os gastos do departamento de TI da sua empresa. Não deixe de conferi-las:

1. Examine os custos da sua infraestrutura de TI

A nossa primeira dica refere-se à avaliação das fontes de custos da infraestrutura de TI. Segundo a consultoria Gartner, quase metade das despesas de setor de TI são originadas de serviços de empresas de telecomunicações. Para enfrentar a crise sem problemas, os gestores de TI precisam renegociar os contratos com esses fornecedores, para garantir que as taxas cobradas estejam de acordo com a qualidade dos serviços prestados.
Eles também devem buscar formas de otimizar o uso da rede – mas sem que os usuários do software ou aplicação sejam impactados, para que menos serviços sejam contratados e o departamento possa poupar recursos. Devemos lembrar que o profissionais responsáveis pela manutenção da infraestrutura também geram custos. Por isso, os líderes devem otimizar o seu trabalho, para que tempo e recursos financeiros não sejam desperdiçados.

2. Padronize, consolide, integre e virtualize os recursos

Estas quatro metodologias podem ajudar a empresa a reduzir os seus custos de TI, por meio do máximo aproveitamento das tecnologias e recursos terceirizados. Ao optar por terceirizar o seu centro de dados, a empresa passa a obter um maior poder de armazenamento e computação, por uma quantidade de recursos financeiros muito menor do que ela gastaria para investir e manter servidores físicos.

3. Minimize os gastos com energia elétrica

Para funcionar ininterruptamente, um centro de dados necessita de uma grande quantidade de energia elétrica, que é utilizada para manter os equipamentos operando e o ambiente refrigerado. Hoje, são poucas as empresas que conseguem manter um centro dados, principalmente devido ao alto preço da energia elétrica. É por isso que grande parte das organizações estão optando por terceirizar seus data centers e migrar para a cloud.

4. Deixe de lado as iniciativas de TI não prioritárias

Em épocas de crise, todos os departamentos da empresa precisam focar em projetos e iniciativas realmente importantes, que gerem resultados positivos para o negócio no curto prazo. E isto não é diferente para a área de TI. Seus gestores devem avaliar as iniciativas que são prioritárias e manter a sua equipe focada nelas. Projetos não importantes devem ser deixados para uma época em que a economia estiver a favor, e não contra.

5. Administre o ciclo de vida dos ativos de TI

Para encontrar oportunidades de redução de custos, os gestores e sua equipe devem monitorar constantemente os ativos de TI, por meio de ferramentas de gerenciamento. É muito importante que o departamento conte com essas ferramentas, pois elas garantem que o ciclo de vida de cada ativo de TI seja gerido da melhor forma possível, para que ele gere valor para a empresa e não desperdice seus recursos financeiros.

Conferiu todas as nossas dicas? Agora é hora de colocá-las em prática e começar a reduzir os custos de TI da sua empresa, para que ela enfrente a crise sem quaisquer problemas! Se tiver outra dica ou quiser relatar suas experiências para a gente, aproveite o campo de comentários abaixo!

img-ebook

Uma empresa brasileira, madura, apaixonada por tecnologia, formada por profissionais com grande destaque no mercado e parceira dos nossos clientes e colaboradores.

Recently Posts

Ao longo dos anos, o McDonald’s passou por uma transformação digital significativa para aprimorar a experiência do cliente, fortalecer..
Ao adotar uma arquitetura de microserviços, um dos grandes dilemas que os desenvolvedores enfrentam é como compartilhar funcionalidades comuns..
Introdução Nos últimos anos, o desenvolvimento ágil tem ganhado tração em organizações de todos os tamanhos, e com ele..
Desde os primórdios do paradigma da Orientação Objeto, algumas práticas de design jamais caem em desuso, pelo contrário, devemos..

Pronto para começar?

Há mais de uma década, criamos soluções inovadoras através de métodos ágeis, nos adaptando as necessidades de nossos clientes de forma dinâmica e escalável. Entre em contato conosco para saber mais!

Scroll to Top
× Entre em contato conosco!